O debate que ocorreu no dia 02 de Março de 2017 na sede da FETIESC em Itapema, reuniu mais de 300 lideres sindicais de toda a Santa Catarina para um debate sobre a proposta do governo para as reformas da Previdência Social. A proposta atual é polemica e fere muito todos os cidadãos, pois dificulta a possibilidade de aposentadoria com valor integral e facilita, e muito, a invalidez da aposentadoria ou aposentadoria parcial.
O debate contou também com a presença do Deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC)
Uczai afirma que a reforma previdenciária nada mais é do que uma manobra para algo mais trágico contra os trabalhadores, e poucos estão atentos.
A reforma trabalhista, é ainda, o golpe mais violento contra a população. Ela está sendo “costurada” por várias outras reformas proposta pelo governo, tal como “Novo Ensino Médio”, “Reforma da Previdência”
Para se ter uma ideia da gravidade, se tudo isso passar pelo congresso, um jovem terá de abdicar sua educação para iniciar sua vida como trabalhador com 16 anos e contribuir interruptamente a previdência social, e então aos 65 anos esteja elegível para sua aposentadoria integral.